ARTÍCULOS Y PUBLICACIONES


[pdf] TERAPIA COMUNITARIA: UNA PRÁCTICA DE EMPODERAMIENTO DE LAS FAMILIAS, COMUNIDADES Y REDES SOCIALES. 

Marilene Grandesso

Cómo pasar de un modelo que genera dependencia para uno que promueve la autonomía?
Cómo romper com la concentración de la información por el técnico, haciendo la circular, para que todos puedan beneficiarse?
Cómo rescatarel saber de los antepasados-brancos, indígenasy africanos-y la capacidad adquirida en la experiencia de la vida?
Cómo hacer que el grupo crea en si mismo, en su fuerza y competencia?
Cómo sobrepasar una práctica especializada y de alcance limitado para una abordaje eficiente para alcanzar sistemas más amplios?.

 

[pdf] TERAPIA COMUNITARIA INTEGRATIVA
Evanilde Costa Bandeira

Trata-se de monografia cujo tema “Terapia Comunitária Integrativa” buscou inspiração no momento em que se escreveu o Projeto Roda Viva, a ser apresentado no Estágio Curricular Obrigatório III, o qual foi elaborado com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Dá enfoque aos seguintes eixos temáticos: A Terapia Comunitária Integrativa, O desenvolvimento da Terapia Comunitária, Determinantes sociais que conduzem à Terapia Comunitária Integrativa e O papel do assistente social na Terapia Comunitária Integrativa. Após o estudo chegou-se à seguinte conclusão: A Terapia Comunitária Integrativa reflete a vida do seu criador, Adalberto Barreto. Sua vida fala por si mesma.

 

[pdf] A EXPANSAO DA TERAPIA COMUNITARIA INTEGRATIVA NO BRASIL E SUA INSERCAO EM ACOES DE POLITICAS PÚBLICAS NACIONAIS. 

Doralice Oliveira Gomes

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma abordagem de atenção à saúde comunitária, criada pelo Prof. Dr. Adalberto Barreto da Universidade Federal do Ceará em 1987, no Pirambu, bairro de periferia do município de Fortaleza-CE. Surgiu em um contexto pontual, e ganhou capilaridade por meio da constituição de uma rede integrada de 42 polos de formação em TCI em todas as regiões do país, com aproximadamente 33 mil terapeutas comunitários capacitados no Brasil. A abordagem tem visibilidade nacional e internacional, reconhecimento em políticas públicas municipais, estaduais e federais. O objetivo deste estudo foi descrever e analisar o processo de expansão da Terapia Comunitária Integrativa no Brasil e sua inserção em políticas públicas nacionais. A pesquisa foi de caráter exploratório-descritivo-analítico e utilizou a metodologia qualitativa por meio de revisão bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada, questionários e registro em caderno de campo. Representantes de 23 polos de formação em TCI, da diretoria da Associação Brasileira de Terapia Comunitária, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Saúde e do Programa Vira Vida, do Serviço Social da Indústria, totalizaram os 28 sujeitos da pesquisa.

 

SOCIOLOGÍA Y TERAPIA COMUNITARIA INTEGRATIVA
Rolando Lazarte

 

 


CONFERENCIAS


TERAPIA COMUNITARIA EN LA 1ra CONFERENCIA GLOBAL DE PROUT EN VENEZUELA
Ponencia Dr. Adalberto Barreto – Conferencia en YouTube
(Español) Ponencia del Dr. Adalberto Barreto, (Brasil) médico psiquiatra, antropólogo, teólogo, creador de la Metodología de la Terapia Comunitaria Integrativa: «Terapia Comunitaria: redes sociales solidarias de promoción de la vida». Día 9 de julio de 2011 en la I Conferencia Global de PROUT en Venezuela 2011.

 

RESUMIENDO LA HISTORIA Y LA ESENCIA DE LA TCI
Ponencia Dr. Adalberto Barreto – Conferencia en YouTube
(Español Sub.) Ponencia del Dr. Adalberto Barreto, (Brasil) médico psiquiatra, antropólogo, teólogo, creador de la Metodología de la Terapia Comunitaria Integrativa: «Terapia Comunitaria: redes sociales solidarias de promoción de la vida».
 
Dra. Henriqueta Camarotti 
(Portugués) El padre benedictino Marcelo Barros entrevista a la psiquiatra Henriqueta Camarotti sobre la historia de su vida, espiritualidad, terapia comunitaria, y sus cinco pilares, y también sobre la construcción de esa red de solidaridad.
 
Lisa Marcovitch, Marcelo Garzón 
(Español)  Tema: Rueda de Diálogo abierta al Público.  Entrevista realizada en la Radio de la Casa la Cultura Ecuatoriana, 940 AM.